Origens
Como chegamos aqui
A marcenaria fundada em 1945 pelo Sr. Alex Behling iniciou suas atividades nas proximidades do Clube de Caça e Tiro Pomerode. Mas, em virtude de inúmeros problemas no fornecimento de energia elétrica na época, o Sr. Alex resolveu mudar de endereço, e optou por um local que pudesse aproveitar a força da água para movimentar todo o maquinário e a estrutura necessária nas atividades da empresa, este local onde hoje se encontra o Museu do Marceneiro e a Loja Behling Estilo Fazenda.
Os anos se passaram, a empresa se reestruturou em uma edificação mais moderna e mecanizada e a linha de produtos se modificou diversas vezes (da fabricação de móveis sob medida até móveis em série para exportação). Desde a década de 90, a empresa trabalha com a linha de utilidades domésticas, artigos para churrasco, presentes e decoração.
-
1945 - Fundação da Fábrica de Móveis Alex Behling. Produto: Móveis sob medida. Marca: Alex Behling.
-
1950 - Mudança para um prédio maior com energia hidráulica, retirada do meio ambiente através de uma roda d'água. Produto: Móveis sob medida/ Serraria. Marca: Alex Behling.
-
1970 - Ampliação e modernização da empresa. Fundação da Móveis Behling Ltda. Produtos: Móveis sob medida (nacional) e Móveis em série (exportação). Marca: BMOVEIS.
-
1990 - Mudança de ramo de atividade. Produto: Utilidades domésticas (nacional) e Móveis em série (exportação). Marcas: BMOVEIS e Master Wood.
-
1999 - Mudança de marca. Produtos: Utilidades domésticas e Artigos para presente (nacional) e Móveis em série (exportação). Marcas: Behling - Estilo Fazenda e Móveis Behling.
-
2005 - Inauguração do Museu do Marceneiro e Loja Behling - Estilo Fazenda.
Museu do Marceneiro
História
O Museu do Marceneiro nasceu da vontade de criar um cenário de trabalho e dedicação a partir do agrupamento de antigas máquinas, ferramentas gastas pelo uso, arrojo nas técnicas de fabricação e principalmente empreendedorismo.
Assim, o Museu do Marceneiro preserva a antiga estrutura criada pelo Sr. Alex Behling:
Na parte superior do prédio a fábrica de móveis, e, na parte inferior, a serraria, roda d’água com 6 metros de altura, polias, engrenagens, roldanas e correias que movimentam toda a estrutura.